Consultoria especializada em produtos TOTVS

DIRF 23 no ERP Protheus

Vai ano, vem ano, e você que utiliza do Protheus, segue tendo que entregar a DIRF, e hoje nós trazemos um blog te explicando tudo sobre essa obrigação em 2023. Vem comigo! 

O ERP Protheus agiliza muito a entrega da DIRF, além de te dar muitas vantagens.

Mas, o que é exatamente a DIRF?

A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma declaração obrigatória exigida pela Receita Federal e deve ser entregue em relação ao Imposto de Renda Retido do ano anterior, ou seja, neste ano de 2023, utilizamos a relação com o imposto de 2022.

A declaração é obrigatória para aqueles que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), inclusive quando acontece em apenas um mês do ano anterior.

O principal alvo da DIRF é reter compatibilidade e deixar o Fisco ciente de rendimentos pagos por pessoas físicas e jurídicas, sejam eles montante de impostos de renda ou também outras contribuições na fonte.

Para 2023, é preciso ficar ainda mais atento sobre a entrega da DIRF, uma vez que uma portaria da Receita mudou a forma que a declaração deve ser entregue, fazendo uma substituição. Ainda assim, ela precisa igualmente ser feita. 

A IN RFB 2.096 fala sobre a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais — EFD-Reinf, que passará a ser cobrada das empresas que prestam e contratam serviços por meio de cessão de mão de obra ou empreitada e organizações relacionadas ao mundo esportivo

Sobre o prazo de entrega.

A entrega da DIRF 2023 acontece sempre no início do ano. É importante saber desta data porque, geralmente, esse é o período em que os gestores mais estão afiados com objetivos e metas para organizarem, além de outros planejamentos para um futuro de 2023.

A entrega da DIRF 2023, relacionada a 2022, deve ser feita corretamente até às 23h59min59s do dia 28 de fevereiro de 2023. É bom não se atrasar, porque o Fisco pode penalizar você em financeiro, começando com R$165, mas podendo subir conforme o passar do tempo e a não entrega da DIRF.

Melhorias da DIRF com a atualização do Protheus

Algumas melhorias foram implementadas na atualização da DIRF 2023, sendo elas:

  • Geração do informe de rendimentos em lote por e-mail;
  • Melhoria na ficha financeira para conferência dos valores de férias;
  • Melhoria no grupo de perguntas para impressão da ficha financeira;
  • Aumento do quadro de informações complementares da DIRF

Como fazer a entrega da DIRF?

Para melhorar o processo de entrega da DIRF 2023, é preciso entender, antes, que fazê-la de forma manual pode acarretar em falhas humanas e gasto excessivo de tempo e recurso, inclusive com retrabalho. 

É possível entregar a DIRF 2023 direto no site da Receita Federal, preenchendo a declaração. O que deve se tomar cuidado é apenas com possíveis erros.

Trouxemos ainda abaixo o regulamento do imposto de renda, e informações que devem ser preenchidas em relação ao regulamento.

  • Rendimentos tributáveis: isentos ou não tributáveis — pagamento do salário do empregado assalariado, distribuição de lucros aos sócios e entre outros;
  • Retenção na fonte dos pagamentos para PF e PJ — pagamentos efetuados às pessoas jurídicas com retenção de IR, PIS, Cofins e CSLL;
  • Remessa para o Exterior — envio de valores para o exterior, pagamento de gastos pessoais, lucros distribuídos, entre outros;
  • Valores referentes às deduções nos salários — pensões alimentícias;
  • Plano privado coletivo empresarial de assistência médica — convênio médico ou odontológico;
  • Previdência — valor do INSS retido/pago pelo beneficiário no ano-calendário.

Para evitar erros na hora da entrega da DIRF, nós aconselhamos ao cliente um estudo sobre as funções. Minimizar o risco do envio de informações erradas ao Fisco deve ser prioridade. Se estiver tudo preenchido corretamente o sistema fará a validação do layout.

Não se esqueça, igualmente, de fazer uma cópia de segurança e também guardar o recibo assim que o arquivo for enviado

Entrega com Protheus: Vantagens ou estresse?

Utilizando o Software do ERP, você costuma levar vantagem em relação a pessoas físicas por ter a maioria do seu processo automatizado, principalmente na parte da declaração.

Mesmo com essa otimização por ser uma entrega bem automatizada, os estresses ainda podem estar por vir, tanto pelo trabalho que você pode ter, tanto porque não necessariamente a entrega vai ser feita da forma correta, te trazemos um passo a passo abaixo: 

1 O primeiro passo para a DIRF 2023 Protheus é fazer o download disponibilizado pela TOTVS através de um patch, que tem as mudanças atualizadas para que o ERP esteja em compatível com a Receita Federal no ano vigente.

2Depois disso, as informações da DIRF 2023 Protheus serão geradas. Vale lembrar que todo pagamento envolvendo funcionários e que houve retenção de impostos precisa constar na DIRF

 3 – A partir desse momento, iniciam-se as fases de teste da DIRF Protheus 2023. São criados relatórios para verificar se as informações estão corretas. É necessário checar também possíveis lançamentos não contidos no documento final. Só então é gerado um arquivo .txt

4 – As tabelas geradas pelo Protheus devem ser convertidas em formato “.txt” e anexada no Validador da Receita Federal, disponível no site oficial..

5 – Em caso de erros ou inconsistências nas informações, o programa validador fará um alerta com as mudanças necessárias na DIRF 2023. Se nenhum problema for encontrado, a sua declaração estará OK para ser enviada ao Fisco.  

Lembrete.

Tome muito cuidado ao realizar o processo de entrega da DIRF, pois após a declaração ser totalmente enviada, você não poderá fazer alterações, não pode haver outros ajustes e sua empresa pode ser penalizada em casos de erros entregues.

Conclusão.

Não esqueça de realizar o envio da sua DIRF, e o Protheus te ajuda com a automatização desse processo.

A notícia boa, é que nós da Bird it somos especialistas nesse tipo de integração, então, se quiser bater um papo com quem entende ou até se ficou com alguma dúvida, é só clicar no ícone do WhatsApp!